top of page
Isolda Lins & Marcelo Sarsur | Equipe

Saiba como a compliance ajuda sua empresa na redução de riscos corporativos.

Atualizado: 1 de out. de 2020

A adoção de estratégias de compliance é um dos temas mais abordados nos contextos empresariais nos dias atuais. Através deste conjunto de medidas de conformidade, é possível ajudar sua empresa na redução de riscos corporativos, além de uma série de outras vantagens para o desempenho produtivo da mesma.


No tópico a seguir, mostraremos a você como o compliance pode impulsionar os resultados de sua empresa e torná-la mais competitiva, ao mesmo tempo em que ajuda na redução de riscos da corporação. Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!


O compliance como aliado na diminuição de riscos corporativos.


A origem do conceito de compliance remonta ao verbo em inglês “to comply” que, em tradução livre, significa estar em conformidade, ou cumprir com as exigências de algo.


Ou seja, uma empresa que adota medidas administrativas de compliance está preocupada em seguir adequadamente todas as regulamentações e normas que regem o ambiente corporativo no qual ela se insere.


Estes conjuntos de normas e regras representam, na prática do dia a dia da empresa, regulamentações nos mais diversos segmentos, como as leis trabalhistas, o âmbito fiscal, as determinações contábeis, a área ambiental etc. Uma empresa que realiza um compliance assertivo e bem-sucedido está em conformidade com as diretrizes todos estes campos.


Por este motivo, é importante ressaltar que o compliance é um conjunto de medidas que abrange não só o departamento jurídico das empresas, ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar.


As medidas de conformidade com as regulamentações, fazem parte de uma espécie de “cultura de boas práticas” que deve estar bem difundida entre todos os setores e departamentos de um ambiente corporativo.


Mesmo porque o compliance não diz respeito somente à conformidade com as regras que vêm do ambiente externo, como se relaciona diretamente com as próprias políticas internas da empresa também.


Logo, para garantir que o compliance seja implementado com sucesso para ajudar a diminuir os riscos corporativos, o trabalho deve ser feito em conjunto com profissionais de diferentes setores, como o departamento jurídico, de Recursos Humanos, área contábil, tecnologia da informação, financeiro controle de qualidade e demais segmentos, a depender do tipo de empresa.


Para tornar a atuação das ações de compliance ainda mais efetivas, é altamente recomendado que os gestores da empresa mapeiem os todos os riscos aos quais o seu negócio está exposto em seu dia a dia de atividades produtivas. É importante sempre relacionar estas “ameaças” com os aspectos externos que de alguma maneira podem influenciar na empresa.


Sem a realização do mapeamento apurado destes riscos corporativos, é muito provável que algumas atividades não sejam devidamente monitoradas, e isso pode significar perdas de ativos ou então o aumento de passivos.


O conjunto de medidas de compliance é um complemento ao trabalho de mapeamento de riscos corporativos. Por meio dele, aumentam as chances de que as atividades estejam realmente sendo cumpridas de acordo com o que foi previsto.


Gostou do conteúdo? Conheça outros artigos sobre o assunto em nosso site.


Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page