A concorrência nos mercados atuais não permite descuido. Qualquer organização que busque se manter competitiva, precisa estar atenta a todas as possibilidades de agregar valor à marca. Não há espaço para acomodação.
Entre as práticas que vêm cobrando atenção das organizações interessadas em consolidar uma identidade corporativa integra perante o público, o setor de Responsabilidade Social é estratégico. Trata-se de uma área que veio para ficar, e movimenta cada vez mais recursos e investimentos.
E você? Está antenado aos conceitos e práticas do universo da Responsabilidade Social?
Se a resposta for não, não perca tempo! Fique conosco e dê mais um passo em direção ao sucesso.
O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL?
Conforme ISO 26000, norma oficializada em 2010, o setor de Responsabilidade Social refere-se às práticas voltadas aos direitos humanos, ecologia e bem-estar na prática do trabalho. Outro documento balizar do tema é o que apresenta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, emitido pela ONU.
Objetivamente, diz respeito à conduta ética das organizações e como elas lidam com os territórios e comunidades que as cercam. É, portanto, uma exigência da própria sociedade global: as corporações devem participar do desenvolvimento social e preservação do planeta ou, caso contrário, sua imagem perante a sociedade perderá valor.
O roteiro é previsível, a partir dos sinais que o desenvolvimento do setor privado vem dando.
As organizações que não buscarem um crescimento de forma responsável e consciente ficarão para trás. Não é questão de escolha!
A prova da importância que a Responsabilidade Social conquistou nesses últimos anos é a difusão de diversas leis de incentivo espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, criadas para estimular práticas de preservação ambiental, desenvolvimento de práticas esportivas e culturais e iniciativas de garantia aos direitos humanos.
No Brasil, desde 2005, por meio do documento Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), organizações e investidores que atuam pela Responsabilidade Social são destacados e homenageados como símbolos do desenvolvimento ético.
O objetivo do setor de Responsabilidade Social é garantir que o desenvolvimento corporativo das organizações seja acompanhado por ações de consciência social e ambiental. E para esse sentido que suas ações são criadas.
As ações de Responsabilidade Social podem envolver diversas áreas: ecologia, cultura, esporte, saúde, igualdade de gênero, acessibilidade, erradicação da fome, entre outras.
Portanto, as iniciativas do setor são lançadas a partir de projetos direcionados, que devem estar em consonância com os princípios da organização.
Como exemplo dessas ações, podemos destacar:
• Fundos para pesquisa e monitoramento de áreas ambientais;
• Criação, reforma e manutenção de escolas, bibliotecas, centros esportivos e outras áreas de convívio social para comunidades em vulnerabilidade social;
• Apoio a instituições de saúde, como hospitais e centros médicos;
• Campanhas de arrecadação de fundos destinados a causas de direitos humanos.
Todas essas ações e outras relacionadas ao setor de Responsabilidade Social exigem que seus gestores criem estratégias e mobilizem equipes preparadas. Faculdades e centros técnicos já contêm cursos voltados ao setor. Dessa forma, não há motivo para não se preparar para atender a essa exigência de mercado.
E você? Já tem ideia de como pretende organizar seu setor de Responsabilidade Social? Não fique para trás, seja o futuro.
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